Descaso com o Jardim Nova Esperança: O Banhado

Joka Faria

Estou acompanhando a questão da falta de água na comunidade Jardim Nova Esperança, conhecida como O Banhado. Este lugar é retratado em seus poemas pelo poeta José Maurício e pelo músico Kardec Gonzaga, ambos artistas de São José dos Campos. O poder político e econômico está intencionalmente tentando remover aquela comunidade com ações que visam seu deslocamento. A mais recente dessas ações é a questão da falta de água. No entanto, a luta na comunidade é bem organizada e conta com inúmeros apoios na cidade e fora dela. Esperamos que essa questão seja debatida nas próximas eleições.

As comunidades periféricas da cidade buscam regularização fundiária e seu direito à moradia. Como muitos dizem, "não só de eleições vive a democracia". Força, Banhado! Isso é um verdadeiro apartheid social. Diversas intervenções do poder público, agora articuladas com o governo estadual, ocorrem sem a mínima consideração pelo fato de que é um ano eleitoral. Estamos diante de uma política higienista direcionada às comunidades periféricas de São José dos Campos.

Cabe ao cidadão aprender a escolher seus representantes na câmara de vereadores e na prefeitura. Não nos calaremos; o silêncio é para almas acovardadas. Esta vida é passageira demais para vendermos nossas almas às forças econômicas e políticas que dominam desde a colonização deste Brasil.

João Carlos Faria
13 de Agosto de 2024, terça-feira, inverno






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog