3º Encontro das Academias Literárias e Artísticas do Vale do Paraíba
13 de julho de 2024
Parque Vicentina Aranha, São José dos Campos, SP
Tive o prazer de acompanhar duas mesas deste fundamental encontro de escritores, artistas e literatos. Cheguei quase no fim da primeira mesa e me deparei com este auditório lotado de amantes das artes. Bons debatedores nas mesas e também no público, com uma boa interação e quebra de alguns protocolos.
Estes encontros são fundamentais para ativistas culturais. Foram debatidas as escolas públicas, a necessidade de encontros para discutir propostas de cultura, arte e educação para os candidatos a prefeito da região, além do uso das tecnologias nas artes e na literatura, como a inteligência artificial e sites como o GPT, e o uso ético desses instrumentos de trabalho, sem alarmes e com bom senso.
Conhecemos muita gente do Vale do Paraíba e da capital: escritores, artistas, editores e profissionais das mais diversas áreas. Acabei participando da manhã, mas à tarde, por questão de agenda, não compareci. Nos deixou com gostinho de quero mais, pelo afeto e bom tratamento entre os colegas escritores e o público.
Viva a literatura que se mantém viva em redes sociais, livros e encontros como este, e sites como o Entrementes. Coletivos são fundamentais para nossa formação humana; participo deles desde a década de 90. Vamos seguir produzindo. Parabéns às academias e ao Parque Vicentina Aranha por este encontro.
Em setembro, tem a FLIM e, mensalmente, a Ciranda da Poesia em todo primeiro sábado do mês, no Bola de Meia. Quem quiser entrar em contato para participar do grupo de escritores no WhatsApp, Só Poemas. Que grupos assim se formem e se consolidem neste imenso Vale do Paraíba.
Joka Faria, João Carlos Faria
Escritor, artista e professor
Comentários
Postar um comentário