A Maquiagem Social nas Grandes Cidades


Refletindo sobre a questão dos moradores de rua e a presença da Cracolândia no Jardim Paulista, em São José dos Campos, SP, um casal foi visto simulando sexo na rua. Isso levanta preocupações sobre o comportamento social e os limites do aceitável, especialmente se casos semelhantes começarem a ocorrer em áreas nobres, como o Urbanova e o Aquarius.


Será que a sociedade continuaria calada diante desses problemas? E se o tráfico eleger esses locais como pontos de venda de drogas, como na Rua dos Evangélicos, no Campo dos Alemães, um bairro periférico de São José? A sociedade permaneceria omissa?


Recentemente, o Senado enviou à Câmara um projeto de lei propondo a prisão de pessoas com qualquer quantidade de drogas. Isso levanta preocupações sobre a seletividade na aplicação da lei, especialmente se a fiscalização policial se concentrar apenas em determinados grupos sociais, como as elites. Essa situação ressalta a hipocrisia e conivência da sociedade com o crime organizado, já infiltrado no poder público.


Continuamos a acreditar que apenas eleições resolvem? Onde está o debate nacional sobre as cracolândias e a busca por uma assistência social eficiente? Com a epidemia da droga k9 chegando ao Brasil, onde está a ação do governo Lula em conjunto com os governadores de Estado? É papel da sociedade se mobilizar e debater políticas públicas que atendam a todos.


João Carlos Faria


Abril de 2024

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog