O fabuloso Festivale


Reflexão de Joka Faria

A Cena Cultural, artística em São José dos Campos é fabulosa 
No mês de Setembro tem o Festivale, mas no mês de Julho onde acontece as férias escolares.Não tem nada interessante. Já teve o Revelando São Paulo sucesso de público e engajamento da comunidade neste mês. Caberia a diretoria da Fundação Cultural Cassiano Ricardo junto ao conselho pensar nesta mudança de datas. E aproveitar a estrutura das Casas de Cultura. Imagine um Festivale que alcance os quatro cantos da cidade?
Eventos como o Festivale, Flim poderiam ser descentralizados. 
É que a cidade perdeu a democracia participativa que eram as comissões como teatro, literatura, arquitetura. Imagine comissões descentralizadas nas Casas de CULTURA? 
Mas a Câmara Municipal pode ampliar esta democratização. Revendo a lei Jorley que mudou a estrutura do conselho da Fundação em 1998. 
A cultura, arte está na vida de todos. Mas espaços de cultura, arte nas periferias colaboram para a formação sócio cultural da população. As Casas de Cultura estão enraizadas na vida da população. Poderia ter uma lei para doação de terrenos em praças públicas para os pontos de cultura. As casas de cultura  deveriam abrir nos feriados, fins de semana. Enfim estamos construindo esta reflexão através dos Fóruns de Cultura, presenciais e nos grupos de whatsapp Vida longa a Fundação Cultural Cassiano Ricardo órgão surgido na redemocratização Brasileira na década de 80. 
E eventos como o Festivale, Flim e outros estão aí. Trazendo o melhor da cultura contemporânea brasileira..  

João Carlos Faria, 6 de Setembro de 2023. 
Professor, escritor. 


   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog