Movimentos Sociais e Cidadania

A semana que passou, os Movimentos Sociais de São José dos Campos (SP) fizeram um encontro, um chamado à população contra a terceirização dos parques de São José.
Vicentina Aranha, Parque Roberto Burle Marx e outros. Foi na Câmara Municipal, numa quarta-feira. Quando os movimentos sociais se organizam, deveriam pensar em outros locais e dias mais estratégicos para debater a cidade e o país. Temos agora um debate sobre a segurança pública que precisa se aprofundar, e o tema da redução de jornada de trabalho. A Câmara até tem um grande estacionamento, mas, em se tratando de movimentos sociais, para descer aquelas ruas pouco iluminadas e o morro, as pessoas se sentem inseguras, pois não existem pontos de ônibus próximos à Câmara Municipal. Debater a cidade e o Brasil é fundamental para a democracia, mas deve-se pensar nas diversas realidades da comunidade.
Cabe aos movimentos sociais ampliar a participação dos cidadãos nos desafios da cidade e cobrar da Câmara, do Poder Executivo e do Judiciário o debate da cidade. Só votar não se fortalece a cidadania.
Cidadania se faz com luta e participação de todos os cidadãos.
Joka Faria
2 de novembro de 2025 — Domingo





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog