Refletindo a proposta de um bunker virtual

Por Joka Faria

Feita pelo filósofo Abda Almirez num grupo de zap intitulado Amigos.

Um bunker, para que serviria um bunker? Para fugir dessa loucura virtual? E se pararmos para ler um bom livro? Existem várias maneiras de ler livros: no padrão Gutenberg, num leitor digital... Eu quero um pequeno lugar na Serra da Mantiqueira, mas sei que não vivo desconectado. Que tal criarmos uma aldeia com inúmeros bunkers e cobrarmos ingressos? Com peças de teatro e shows, como em Woodstock. Catarina Crystal e Aquamonkeis cantando Janis Joplin, Piaf... Um bunker espiritual... Mas eu só quero uma carona numa nave espacial.

Não há fuga... a fome está em qualquer esquina... e nossa incapacidade de sermos coletividade persiste. Somos egos inflados em redes sociais, WhatsApp. Vamos compor canções, fazer poesia e dançar cirandas... Em nosso bunker espiritual... Cobrarmos ingressos em forma de escambo. E coletivamente desenharemos nossas possibilidades civilizatórias. Há tanto a fazer, e nós aqui com a boca escancarada, né, seu Raul Seixas?

Está chegando a hora das eleições e ficaremos sentados em frente a um celular? Vamos às feiras... vamos fazer uma vaquinha para comprar umas terras e construir um bunker espiritual! Não, não me mande um Pix.

João Carlos Faria, 30 de julho de 2024




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog