Por uma renda básica universal para todos os Brasileiros
Joka Faria
Escrever, escrever e mais um ano se encerra. Despeço-me deste ano com inúmeros escritos ao longo deste ano neste ENTREMENTES.
Estamos vivenciando várias guerras neste pequeno planeta.
E uma em minha cidade São José dos Campos com a Comunidade do Banhado ameaçada de despejos de famílias que estão ali a mais de cem anos. Enquanto na Palestina o povo está sendo massacrado pelo exército de Israel.
Acompanhamos na imprensa e nas redes sociais. Nos indignamos. Mas não conseguimos parar tanta violência? Observo a fome e o desespero de pessoas sem perspectiva no centro da cidade e nos bairros. Moradores de rua. Gente que tem casa , mas está em insegurança alimentar. Cabe um movimento para se criar uma renda mínima a pessoas com mais de cinquenta anos. Lutar pelo direito à moradia dos que não tem um lar. Em minha cidade tratores são usados nas periferias para derrubar casas.
O lixo está nas ruas sem ser recolhido mesmo assim desejo um ano de muitas lutas sociais para todos. Sem lutas nas ruas e no mundo virtual nada de novo acontecera. Nestas duas últimas semanas vejo um movimento social diverso de todas as regiões do Vale do Paraíba em defesa do Banhado.
Inúmeros partidos de esquerda, igrejas diversas. Vários coletivos. Uma verdadeira festa democrática. Precisamos nos unir e fortalecer neste ano que irá se iniciar pois terá eleições municipais.
E temos a obrigação de eleger nomes de esquerda para vereadores e prefeitos deste imenso Brasil.
Para que o fascismo reinante se esfacela.
Enfim a literatura, poesia, filosofia e as artes nos dão força. Quem sabe eu um dia volte a fazer poemas, canções para retratar estas árduas lutas sociais. Enquanto isso vou na crônica na prosa , vídeos me esforçando para ser cada vez melhor.
Viva as lutas contra a opressão no Brasil e no mundo. Eu luto em minha aldeia mas nossa aldeia é global.
João Carlos Faria
26 de Dezembro de 2023
Cade os bancos nas praças de São José dos Campos SP.
Comentários
Postar um comentário