Despedida de Erasmo Carlos 


Canção a Erasmo por Joka Faria

Erasmo Carlos nos deixa, vi dois filmes recentemente com ele;
Figura autêntica na cena nacional. Suas canções com Roberto Carlos são memoráveis. Eram uma das minhas inspirações quando comecei a criar música na adolescência.
Nem sei a quanto tempo não faço canções. Como ficamos cada vez mais pobres quando perdemos estas figuras. E as pessoas que nos cercam. Nascer e morrer. O intervalo entre nascer e morrer. De Erasmo foi riquíssimo. A alguns anos vi um show ao ar livre com Erasmo. Estes dois filmes são marcantes. O filme Paraíso Perdido na Netflix é marcante. Ele vive  um dono de boate. Cercados de fantásticos personagens. É um filme que gosto sempre de rever. Um roteiro assim eu gostaria de escrever. Mas pelo jeito ficarei sempre na comodidade de minhas crônicas. Deixando meus relatos ao mundo. Mas Erasmo era uma festa e continuará sendo uma festa.  Presente em nossas memórias. Paraíso perdido é um mundo paralelo dentro de uma boate. Hoje tirei uma foto de uma hamburgueria. Fico encantado com aquela arquitetura. 
Criar espaços alternativos ao dia a dia é fundamental. Aquela boate é inspiradora e as canções do filme. O cenário está aí. Só falta um roteiro?  Mas onde estão as pessoas ousadas nestes dias tão conturbados? Quantos Erasmo podem surgir? 
  • Por isto insisto na praça. Até surgir novas ideias. E novos seres anárquicos. Pois figuras como Erasmo Carlos nos inspiram para toda nossas vidas. José Omar de Carvalho em seus últimos anos era de uma imensa ousadia. Zé é um poeta e escritor. A vida está aí ..   Vamos fazer artes? Aprender a criar cooperativas .. E buscarmos nossas cartas de alforria. As canções de Erasmo e Roberto nos acompanham por nossas vidas.  

 


João Carlos Faria

Primavera de 2022



A Barca, hoje em dia uma hamburgueria na Vila Industrial em São José dos Campos SP. 











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog